É hora de estudar

Dou início aos posts do blog com uma rotina que tentamos manter, mas que custamos aderir: a de estudar.

Para quem não sabe, faço Engenharia e é muito complicado eu manter uma rotina fiel de estudos (duas dps esse semestre). Eu simplesmente tenho muita preguiça de ficar estudando dias antes e acabo SEMPRE deixando tudo para última hora. Como a faculdade que faço é bem puxada, tem matéria nova quase todo dia e milhares de listas de exercícios para resolver antes das provas, me deixando louca e me obrigando a estudar de madrugada. Tudo isso porque como uma autêntica brasileira deixo tudo para última hora.

O resultado vocês já devem imaginar, vou mal em algumas provas e se consigo tirar uma nota razoável é porque a prova não estava um monstro como costuma ser.

Como uma das muitas promessas clichês de ano novo, prometi a mim mesma e para meu intelecto sofrido que vou criar uma rotina de estudos. Já está na hora de vestir a camisa de universitária e estudar de VERDADE.

Para nós universitárias, vestibulandos e estudantes em geral, selecionei algumas dicas super importantes e válidas, as quais com certeza trarão bons resultados.

Quer saber que dicas são essas? Pegue seu caderninho e anote:

1- Durma bem

Se você realmente quer que seu cérebro absorva o que você estuda, descanse bem e tenha um sono por no mínimo 8 horas diárias.

2-Alimente-se

Estudar com fome é a pior combinação, por isso mantenha uma alimentação saudável e durante os estudos tente fazer alguns lanchinhos em porções pequenas.

3-Anote

Seja na escola, cursinho ou faculdade, anote alguns pontos importantes da explicação do professor. Quando você for revisar os cadernos, essas anotações farão com que você lembre da explicação e assim vai ser muito mais fácil estudar a matéria.

4-Tenha um local para estudar

Estudar em locais barulhentos não ajuda em nada na concentração, por isso escolha um local iluminado, sem barulho e ventilado.

5-Tire dúvidas

É na sala de aula que você precisa deixar suas dúvidas, isto é, esclareça o que você não sabe para quando chegar em casa não perder tempo tentando adivinhar aquilo que poderia ter perguntado antes.

6- Não deixe para estudar na última hora!

7-Programe-se

Para que os estudos fluam é necessário ter um planejamento. Ponha no papel seus horários livres e tente encaixar seu momento de estudar neles. Faça uma planilha simples de matérias e monte um horário para elas.

8-Tenha um foco e confie no seu potencial

Estudar para muitos não é a atividade mais legal desse mundo, porém se você tem um objetivo e sabe o alvo que quer alcançar, tudo torna-se menos complicado.Confie em si e saiba que se persistir pode passar em uma excelente faculdade ou simplesmente ir bem naquela matéria que julga impossível.

E você tem alguma dica? Se sim me conte, quero saber também.

4 comentários sobre “É hora de estudar

  1. Muito bom Cá, difícil mesmo é ter o mínimo de horas dormidas. Vamos ter fé que este ano não vamos carregar mais NENHUMA DP. ♥

  2. Olá MG, você acha que eu deixaria de comentar em seu blog? Às vezes as opções que fazemos em nossas vidas (como por exemplo, cursos universitários), nos deixam um pouco estressados (o que é supernatural, se aquilo que cursamos é levado a sério). Por outro lado, pense de forma objetiva o que tudo isso poderá te trazer no futuro (o lado positivo é claro) e você verá que nem todos têm o “privilégio” de fazer uma faculdade. No meu caso por exemplo, tenho 15 anos de curso superior (divididos em cursos de graduação e pós), mas eu nunca me deixei abalar ou pensei em desistir. Você ainda é muito jovem, essa provavelmente será a sua primeira “pedra no caminho”, retire-a do sapato e continue caminhando. Você sempre foi muito competente! Deixe de ser um “pouquinho brasileira” (“Ai que preguiça!!! Macunaíma, de Mário de Andrade), coloque foco naquilo que deseja ser daqui a quinze anos, ou se fraquejar, lembre-se de que suas capacidades em breve se resumirão a votar em programas como o “Big Brother”. Bom o conselho foi dado (por quem te considera muito e diria o mesmo às minhas filhas), portanto “keep walking”, pois muita gente, como eu quer ir ainda em muitas formaturas suas. Beijo do Teacher!!! Délio

Deixe um comentário

