Irlanda aos olhos de uma intercambista

Quem nunca assistiu a um filme estrangeiro e se encantou pelo lugar em que ele se passa, sonhando com o dia em que iria ter a oportunidade de deixar o país de origem para viver outra cultura?

O intercâmbio proporciona experiências únicas e é sem dúvida uma das melhores opções para quem quer conhecer o mundo e estudar.

Uma grande amiga minha (daquelas que a gente pode contar para TUDO) , a Laís, está passando por essa experiência na Irlanda. Desde novembro passado, ela respira um ar diferente e conta hoje para gente como é ser intercambista.

1-Quando soube que era hora de deixar a vida no Brasil para ser uma intercambista na Irlanda?
Desde o começo do ensino fundamental eu quis fazer intercâmbio. O destino era Austrália, depois mudou para EUA (ainda um sonho!) e por armadilhas do destino, o lugar propício do momento foi a Irlanda. A maior parte da minha vontade em fazer intercâmbio era melhorar o inglês e viajar, porém o que me motivou mesmo foi o fato de eu não saber o que queria no Brasil. Tinha acabado de terminar o ensino médio e o técnico, estava trabalhando em uma área que eu não sabia se gostava e também não tinha a mínima ideia de que curso fazer na faculdade.
2-O que mais te chamou atenção quando chegou aí?
As pessoas. Cada uma com a sua individualidade, seu estilo, sua simpatia. Eu achava que os europeus eram frios, e aprendi que isso é o que eles definitivamente não são.
3-Quais as diferenças mais visíveis entre Irlanda e Brasil?
Respeito por ambientes públicos, respeito em relação às diferenças, qualidade de vida e salários. Dá pra viver dignamente tendo um subemprego.
4-Qual a sensação de morar com outras pessoas e de acordar todos os dias em outro país?
É algo indescritível, uma luta diária para aprender a conviver com as diferenças e ser tolerante. Às vezes eu passava no rio que cruza a cidade e simplesmente não acreditava no que estava vivendo, mesmo após quase 5 meses de Irlanda, a sensação é a mesma.
5-Assim que soube que iria para a Irlanda, você decidiu criar um blog para dar dicas e relatar sua vida como intercambista.O por que de um blog e como se sente sabendo que tem pessoas do outro lado do mundo lendo o que você escreve?
Criei o blog porque sempre amei escrever e queria compartilhar o momento da minha vida com quem tem curiosidade ou se interessa pelo assunto. Também serviu de apoio para eu perceber o quanto tinha evoluído aqui e com certeza será um diário online para eu revisar toda vez que tiver saudade, ao voltar pro Brasil.
6-Quais dicas você daria para quem está pensando fazer um intercâmbio?
 Planejamento, perseverança e foco. Quando se toma a decisão de fazer intercâmbio há muitas coisas para resolver, como destino, custo, agências… É fundamental se planejar para isso. A perseverança é importantíssima quando nos deparamos com as barreiras, às vezes parece algo impossível, mas não podemos ficar abatidos pelas dificuldades, afinal, se é um sonho é porque vale a pena ser vivido. E o foco é algo que temos que ter demais quando o intercâmbio já esta acontecendo. A saudade de casa aperta, os amigos não param de perguntar sobre a volta, nos cansamos das coisas que temos que enfrentar diariamente morando longe de tudo. Manter o foco e lembrar-se sempre o que nos move é essencial.
Repararam como a Laís é uma fofa? Para quem quer saber mais sobre a vida dela lá na Irlanda entrem no blog  Nas Nuvens do Mundo. Lá ela dá dicas, conta suas experiências e mostra como começou seu intercâmbio.
Espero que tenham gostado e caso tenham alguma dúvida, comentem aqui ou no blog dela.
Anúncios

Um comentário sobre “Irlanda aos olhos de uma intercambista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s